quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DIVISÃO DOS TÓPICOS DO LIVRO "A ARTE DE ARGUMENTAR" PARA SEMINÁRIO DA AULA DE 15 DE SETEMBRO:


DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: RUBENILSON ARAUJO
PERÍODO/CURSO: 1º ENFERMAGEM 2011/2

15 de setembro - Seminário de socialização de leituras
Leitura do livro: A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, Antônio Suarez Abreu – 8. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005

1. Por que aprender a argumentar?p. 9 
  1. Expansão da sociedade (atriz francesa Sarah Bernhard);
  2. Julgamento crítico da opinião pública (Elvis Presley e a princesa Diana);
  3. O que é argumentar no senso comum?
Acadêmico:
·         Waylonn Ribeiro;

2. Gerenciando Informação, p. 11 
  1. Gerenciamento da informação (exemplo USA) quais as capacidades?
  2. Metáfora com a construção de um edifício
  3. Exemplo de Imelda Marcos (a primeira dama das Filipinas)
  4. Alinhamento de pontos de vista e manipulação
Acadêmica: 
·         Valéria Cordeiro;

3. Gerenciando Relação, p. 17
  1. Metáfora da távola redonda
  2. Relação de poder - “Minha mente é também a fonte do poder do outro. Para que eu me liberte, preciso primeiro libertar minha mente” (p. 21).
  3. Tradição imposta pela Igreja durante a Idade Média em relação à sexualidade.
Acadêmica: 
·         Sarah Rayane

4. Argumentar, convencer e persuadir, p. 25 
  1. Definições.
  2. Exemplos: filho x tarefas escolares; fumante; cartomante ou curandeiro.
Acadêmica: 
Sarah Barbosa

5. Um pouco de História, p. 27 
  1. “[...] o verdadeiro sábio é aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem e não aquele que pretende expressar verdades absolutas” (p. 28)
  2. Elogio a Helena;
  3. “Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem, enquanto seres psicossociais” (p. 30)
Acadêmica: 
·         Rosana Andrades.

6. Condições da Argumentação, p. 36 
  1. Tese x problema;
  2. Linguagem comum com o auditório;
  3. Contato positivo com o auditório;
  4. Agir de forma ética.
Acadêmica: 
·         Raquel José

7. O Auditório, p. 41 
  1. Interlocutor x auditório;
  2. Auditório universal e auditório particular.
Acadêmica: 
Poliana Andrade

8. Convencendo as Pessoas, p. 44 
  1. Tese de adesão inicial fundamentada em fatos ou presunções;
Acadêmica: 
·         Onilda da Silva

9. As técnicas argumentativas, p. 48 
  1. Argumentos quase lógicos - compatibilidade e incompatibilidade: Regra de justiça; Retorsão;
  2. Argumento do ridículo; Argumento de definição – lógicas, expressivas, normativas, etimológicas;
  3. Argumentos fundamentados na estrutura do real: argumento pragmático, prevenção, argumento do desperdício, argumentação pelo exemplo, argumentação pelo modelo ou pelo anti-modelo, argumentação pela analogia.
Acadêmicas:
·         Mylla Fabiele;
·         Aléxia Dchamps. 

10. Dando visibilidade aos argumentos – Os recursos de Presença, p. 67
  1. Recurso de presença – exemplos.
Acadêmico: 
Mozaniel Aires Pimenta

11. Persuadindo as Pessoas, p. 71
  1. O que o outro tem a ganhar?
Acadêmica: 
·         Michelle Cristinne

12. Emoções e Valores, p. 73
  1. Inteligência emocional – emoções eufóricas e disfóricas;
Acadêmica: 
·         Markiany de Araujo

13. As hierarquias de valores, p. 77
  1. “não se deve falar em corda na casa de um enforcado”.
Acadêmica:
·         Lucinete Aires

14. Alterando a Hierarquia de valores – Os lugares da argumentação, p. 81
  1. Lugares da argumentação: lugar da quantidade, da qualidade, de ordem, de essência, de pessoa e do existente
Acadêmica: 
·         Luciene Dias

15. Afinal de contas, o que é argumentar?, p. 93
  1. Exemplo do vendedor de carros
  2. Alusão à educação
Acadêmicoa: 
·         Luana Lima

16. Aprendendo a ‘desenhar’ e a ‘pintar’ com as palavras, p. 99
  1. Palavras e representação
Acadêmica:
·         Elizangela Alves

17. Figuras retóricas, p. 104  
Acadêmicas: 
·         Édina Barreira;
·         Allyne Wanderley

18. Figuras de som, p. 107 
  1. Paronomásia
Acadêmica: 
·         Edilayne França

19. Figuras de palavra, p. 110 
  1. Metonímia;
  2. Metáfora;
  3. Metáfora de restauração: metáfora médica; metáfora de roubo, metáfora de conserto, metáfora de limpeza,
  4. Metáfora de percurso: metáfora de percurso em terra, metáfora de percurso no mar, metáfora de cativeiro, metáfora de percurso no ar,
  5. Metáforas de unificação: metáfora de parentesco, metáfora pastoral, metáfora esportiva,
  6. Metáforas criativas: metáfora de construção, metáfora de tecelagem, metáfora de composição musical, metáfora de lavrador,
  7. Metáforas naturais
Acadêmica: 
·         Cristiane Cordeiro

20. Figuras de construção, p. 125
  1. Pleonasmo
  2. Hipálage;
  3. Anáfora;
  4. Epístrofe;
  5. Concatenação;
Acadêmico/as: 
·         Cleane Machado;
·         Bruna Caroline.

21. Figuras de Pensamento, p. 130
  1. Antítese;
  2. Paradoxo;
  3. Alusão;
Acadêmica: 
·         Carolliny Barbosa

22. Conclusão, p. 135 
Acadêmica:
·         Carlessandra de O. Nascimento

Obs: Cada acadêmico e/ou dupla terá no máximo de 10 a 15 minutos para exposição e logo depois individualmente responderão às perguntas direcionadas. A metodologia da exposição  (incluindo recursos áudiovisuais, dinâmicas de grupo ou exemplificações práticas) fica a critério do acadêmico(a) ou dupla. A avaliação será atribuída mediante à performance e/ou desempenho individual do acadêmico(a).

Produção escrita: Reflexões sobre o poema "Desiderata"


Procure sempre falar a verdade, no mundo atual em que vivemos e mediante as experiências de nossos antepassados, a verdade deveria prevalecer em primeiro lugar, pois a mentira não é algo positivo.
Seja paciente para com os outros, mesmo com os insensatos, pois hoje ou amanhã você pode estar no lugar dele e não terá ninguém para te ouvir e ficar ao seu lado.
Compreenda mais as pessoas ao seu redor e aceite sua maneira ou modo de ser, afinal cada um de nós temos nossa própria história.
Umas das profissões mais interessantes é a enfermagem, pois lida com pessoas sendo elas crianças, adultos ou idosos. Isso nos faz compreender mais a cada um, ensina-nos a amar mais quem necessita de carinho nas horas mais difíceis que é o momento da dor ou do sofrimento.
Há tantas pessoas em hospitais precisando de alguém para conversar, desabafar a dor que está sentindo... Ser solidário é sempre bom para qualquer um de nós. Ajude a quem precisa de você hoje, afinal um ombro amigo não sobrecarrega ninguém.
Autoria:
Carolliny Barbosa da Silva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...