sábado, 10 de setembro de 2011

Produção escrita: Reflexões sobre fragmentos do poema "Desiderata"


ITPAC Porto Nacional
CURSO: ENFERMAGEM                            PERIODO: 1º
Acadêmico: Waylonn Ribeiro Ferreira Borges
                

FRASE EXTRAÍDA DO POEMA ‘DESIDERATA:

“Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes; eles também têm a sua própria história.”

O que é fascinante nessa vida é que nada é deixado para trás, nada é jogado no lixo, mas tudo é reciclado ou aprimorado, até mesmo a verdade, essa palavra após ser aperfeiçoada por nós, ganha um valor incomensurável, ganha um poder extraordinário.
Ouvir mesmo que seja errado, ensina a viver, aprendi isso quando eu era criança. E nada melhor que aprender o que é a verdade.
A verdade é a porta de entrada da vida. E essa é a nossa verdade. A vida nos proporciona caminhos, onde devemos escolher, e escolher com sabedoria, mas nada melhor do que ouvir a pessoa que já trilhou por esse caminho para dizer para onde, até onde, e pra que serve esse caminho - isso significa experiência.
Essas experiências de vida quando são adquiridas com sabedoria ou até mesmo com ignorância, ensinam...  
Saber é nada melhor que solidificar as nossas verdades nos ensinamentos daqueles que já caíram, que tropeçaram, que se quebraram, que pularam, que sorriram, que gritaram, pois assim, saberemos qual foi e como é o caminho deles.
A enfermagem em si, ensina, desde o inicio. Desde a faculdade, quando você aprende com seus professores, que passaram o seus ensinamentos, desde a sua formação com seus pacientes, onde iremos aprender verdadeiramente a “arte de cuidar” até a sua vida futura, onde tudo que aprendemos foi colhido e solidificando a vida com as experiências dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...