sábado, 10 de setembro de 2011

Produção Escrita sobre reflexões de frases extraídas do poema "Desiderata" com analogia à area de Enfermagem


ITPAC Porto Nacional-TO

“Se você se comparar com os outros...Você se tornará presunçoso e magoado...Pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você”.

As comparações vêm crescendo muito no mundo competitivo que vivemos atualmente, pois se aprende a comparar com os outros desde pequeno, sem querer os pais ensinam os filhos a se compararem com outras crianças, seja no modo de ser, de se comportar ou até mesmo de se vestir. A mídia hoje também é uma grande influência na vida das pessoas, pois transmite um padrão de beleza já formado, as pessoas têm que ser magras e bonitas com um padrão financeiro bom para atender aos inúmeros apelos de consumo diário.
Esses padrões de beleza na maioria das vezes deixam as pessoas constrangidas, por exemplo: pessoas obesas, devido à influência da mídia, acabam se comparando com as “modelos anoréxicas”, pois se não for esbelta e bonita não serve, e isso deixa as pessoas com mágoa, tem vergonha de sair em público. Consequentemente,  isso acaba virando um problema psicossocial.
A inveja é muito perigosa e muitas vezes se transforma em doença, isso vem acontecendo frequentemente na vida social contemporânea, pois as pessoas vivem se comparando com as outras. O que era para ser uma simples comparação acaba virando motivo de mágoas e despertando sentimentos ruins, como: ira, inveja e etc.
Ninguém é igual a ninguém, e essa diferença é que as tornam especiais, mas as pessoas nunca estão satisfeitas com elas mesmas, pois a sempre algo no outro é melhor do que em mim, e isso acaba levando à inveja. Isso tudo resumiria numa frase bem conhecida: “se minha estrela não brilha, vou apagar a sua”.
Na área da saúde, há sempre uma preocupação em fazer sempre o melhor, dar o melhor de si, mas nem todos os profissionais agem profissionalmente, e muitas vezes isso pode provocar inveja em outros colegas de trabalho, pois nem todos são profissionais de verdade como deveriam e alguns não gostam de ver os outros crescerem, ser queridos pelos pacientes. Dessa forma, tentam fazer de tudo para acabar com êxito dos bons profissionais, e isso não pode ocorrer, pois acima de tudo estão lidando com vidas e o que importa são essas vidas.
Autoria:
Poliana Andrade

Um comentário:

  1. Nunca devemos nos comparar aos outros, pois não existem pessoas "melhores nem piores" ,e sim pessoas diferentes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...