quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Produção Textual: Memorial Autorreflexivo*!

Caras e caros acadêmicos de Enfermagem, estamos chegando ao final de um semestre letivo e nesse período de tempo, construímos aprendizagens no tocante à Língua Portuguesa, além da interação em nossas aulas e contatos via recursos eletrônico-digitais.


Proponho-te a escrita de um texto semelhante a um memorial autorreflexivo, priorizando a norma culta da Língua Portuguesa e discorrendo sobre os seguintes aspectos:



1º parágrafo – Situar a disciplina ‘Língua Portuguesa’ na estrutura curricular do curso de graduação em Enfermagem. Qual a sua importância  na formação do enfermeiro contemporâneo? Por quê?
2º parágrafo – Discorrer sobre a metodologia adotada para as aulas. O processo de comunicação síncrona (aulas presenciais) e comunicação assíncrona (comunicação via recursos eletrônico-digitais – blog, e-mail) foi positivo? Por quê?
3º parágrafo – as atividades avaliativas de leitura extraclasse do livro ‘A arte de argumentar - gerenciando emoção e razão (Antônio S. Abreu)’, a apresentação oral em classe e os seminários temáticos proporcionaram conhecimentos para a sua formação pessoal, acadêmica e enquanto enfermeiro? Quais?
4º parágrafo – considerações finais: o que você pondera nessa reta final da disciplina – quais foram os pontos positivos e quais foram os pontos que necessitam de aperfeiçoamento? Qual a mensagem que você deixaria para os postulantes ao curso e que cursarão essa disciplina no primeiro semestre do curso? 
Observação: 
*Lembrem-se do seminário sobre as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa: Não se usará mais o hífen quando o segundo elemento começa com S ou R, devendo estas consoantes ser duplicadas, por isso grafamos, de acordo com a nova regra, 'autorreflexivo', em vez de 'auto-reflexivo'.

16 comentários:

  1. 1° Parágrafo: No meu ponto de vista, o profissional de enfermagem tem que saber falar correto, pois se trata de uma profissão que a principal fonte de conhecimento do paciente é a comunicação.

    2° Parágrafo: Positivo, no mundo atual a principal fonte de conhecimento e comunicação é a internet.

    3° Parágrafo: A comunicação, Formas corretas de se falar, Modo de agir, Argumentações.

    4° Parágrafo: Foi como o esperado, o que mas me chamou a atenção, foram os seminários, È tão importante ter domínio ao publico. Digo aos que que irão estudar este curso: Estudem, pois o mundo eo Brasil precisa de profissionais melhores do que os de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Memorial autorreflexivo

    Chegamos ao final deste primeiro tempo do curso de enfermagem, e ao fazer uma reflexão vemos que é gritante o que a disciplina de Língua Portuguesa nos ensinou neste período. Aprendemos a nos abrir para a comunicação e as tecnologias, percebendo que a disciplina vai muito além de ensinar somente o português e sim nos mostra como exercer a nossa profissão no dia a dia, preparando-nos para um contato mais claro e objetivo com o paciente.

    A metodologia aplicada foi muito além da esperada e de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina. Com aulas bem elaboradas e que contavam com recursos que facilitavam o dialogo entre professor e acadêmicos como, por exemplo, o e-mail que recorríamos para tirar duvidas com o professor e o blog da turma, que apesar de ter enfrentado certa resistência quanto ao seu uso por meio dos alunos, tem sido de grande utilidade e nos proporciona uma nova experiência neste processo de aprendizagem.

    Através de atividades aprendemos técnicas para uma melhor comunicação e gerenciamento das nossas razões e emoções, tanto em sala de aula quanto no ambiente de trabalho. Os seminários apresentados abordaram temas que proporcionaram um grande e melhor conhecimento do papel do enfermeiro, seus direitos e deveres e também como as tecnologias da saúde influenciarão na nossa formação enquanto enfermeiros de uma nova fase da globalização tecnológica na saúde.

    Sendo assim acredito que a disciplina de Língua Portuguesa foi bem além do ensino da gramática, nos mostrando que o português também é aprender a se relacionar e comunicar-se, da maneira mais clara possível e de todas as formas. Anseio que os que virão dedique-se e absorvam o Maximo que puderem, pois “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer devoção exclusiva, e um preparo bem rigoroso...”
    (Florence Nightingale)

    ResponderExcluir
  4. 1°- Todos nos futuros enfermeiros devemos ter um bom desempenho na Língua portuguesa, pois é de suma importância. Devemos ser profissionais atualizados na norma ortográfica. E dependemos de uma linguagem reforçada pois, lidaremos com pessoas capacitadas e devemos ter um bom dialogo.

    2°- As aulas presenciais, foram positiva, porque eu tinha muita dificuldade para apresentar em publico; e hoje já estou superando minha timidez. O acesso ao blog ainda tenho algumas dificuldades, mais foi uma ótima prática para nos comunicarmos.

    3°- Os seminários foram de suma importância, pois, aprendemos como ser ótimos profissionais. Me emocionei ao ver a realidade que estamos vivendo hoje. O livro a arte de argumentar me trouce conhecimentos e levarei na minha careira profissional. Devemos ter uma ótima comunicação, porque afinal de contas, nossos pacientes e acompanhantes dependem dos nossos métodos profissionais.


    4°- Muitos entrarão como eu. Quando vi a disciplina Língua Portuguesa, fiquei me perguntando, o por que? se já tinha cursado no ensino médio, por que estudar novamente? Mas ai percebi que tem sim uma importância, porque como vamos ser bons profissionais sem saber falar, expressar com nossos pacientes e colegas profissionais. Então caros estudantes não pensem como eu, aproveitem o máximo dessa disciplina levando com vocês pensamentos e ações boas. E lembrar que temos um sonho então vamos fazer a diferencia

    ResponderExcluir
  5. Na lingua portuguesa podemos aprender e corrigir erros de pronuncia que cometemos no dia a dia,sem essa materia seria impossivel termos condições de dialogar com o minimo de erros.valéri cordeiro

    ResponderExcluir
  6. No começo do curso eu não achava muito importante, mas pode perceber que a Língua Portuguesa é essencial em todos os ambientes de trabalho. Pois no nós futuros enfermeiros teremos que saber escrever corretamente, nos comunicar com as pessoas de forma clara.
    A comunicação síncrona foi positiva, pois nos ajudou a melhorar as nossas apresentações diante de um público. E a assícrona é um modo diferente de nos comunicar, também muito positiva, pois estamos em um mundo moderno onde a tecnologia está cada vez mais presentes, principalmente os computadores, a internet e entre outros. E tudo indica que futuramente os enfermeiros terão que trabalhar com computadores.
    Sim, me proporcionaram muito conhecimento. Os temas abordados nos seminário foram muito importantes, geraram muitas discursões entre nos, alunos e professor. Os seminários me ajudaram a ter o melhor desenvolvimento nas apresentações. A minha primeira apresentação naão foi muito boa, ja a segunda melhorou não fiquei muito nervosa e nem falei gírias. A avaliação que o professor faz é muito boa, pois nos ajuda a perceber o que nós erramos em uma apresentação e assim estarmos sempre melhorando.
    Pode perceber que a Língua Portuguesa é gramática, comunicação entre as pressoas e outros. O Professor Rubenilson soube passar muito bem isso para nós academicos de enfermagem. "Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro...Isso se faz por e com amor!".

    ResponderExcluir
  7. A disciplina de língua portuguesa tem uma importância muito grande para a área que iremos atuar, porque além de cuidados com os pacientes, precisamos antes de tudo saber nos comunicar com eles, para um tratamento mais eficaz. Quando se fala em língua portuguesa na área da saúde logo vem à pergunta: mas porque essa matéria na área de enfermagem? E quando começamos a estudar, descobrimos o quanto é necessária essa disciplina para nós, pois até um olhar e um toque é um meio de se comunicar e tratar.
    O método de ensino utilizado pelo professor Rubenilson, está sendo muito positivo, por utilizar outros recursos para interagir com a classe como: músicas, vídeos, fotos e slides, todos muito interessantes, que nos fazem entender a grande importância dessa disciplina em nossa futura profissão.
    Além disso, o professor nos passa seminários a serem apresentados para que nos faça desenvolver e praticar a apresentação em público, o que está sendo muito positivo, afinal vamos precisar para concluir o curso.
    O recado que eu deixo para meus colegas que vem por aí, é que não se formem para ser a saúde que estamos vendo hoje em dia com tantas negligências e erros que poderiam ser evitados facilmente, vamos mudar essa história, vamos ser realmente profissionais e mudar essa realidade!

    “Devemos ser a enfermagem que queremos ter...”

    Sarah Rayane Amaral Costa

    ResponderExcluir
  8. 1- O português é muito importante e, na profissão ainda é mais acentuado em relação a comunicação em todos os âmbitos, e essa formação é na faculdade sendo utilizada ensinado como o futuro enfermeiro deve-se comunicar, deve se expressar.
    2- Muito positivo a utilização de vídeos para mostrar mesmo afundo como devemos nos expressar. Que utilizando estes meios pode-se chamar mais a atenção dos alunos para a realidade, mostrando os fatos.
    3- Foram muito importantes esses trabalhos, um dos que mais me chamou a atenção foi o ultimo seminário o qual apresentei sobre a comunicação no CTI, me chamou muita atenção para realidade, a importância de saber se comunicar com pacientes nesse estado clínico.
    4- Só houveram pontos positivos pois tudo que é para aumentar o conhecimento é positivo. Aos que ingressaram no curso se emprenhem ao máximo em saber comunicar-se, e como fazer esta comunicação nos diversos espaços dentro da profissão, e que levem o curso muito a sério, pois ele nos ensina não só para a profissão mas para a vida.

    Sarah Barbosa de Carvalho

    ResponderExcluir
  9. 1º-A Língua portuguesa é importante na área de enfermagem, pelo fato de ter que se preencher prontuário. Nesta disciplina tivemos oportunidade de nos familiarizar com os tão falados seminários.

    2º-Sim. Pois o professor sempre esteve presente nas aulas, disposto a tirar todas as duvidas. Em relação ao email é uma ferramenta muito útil, pois sempre que surgia as duvidas na hora de fazer o trabalho era só mandar um email para o professor que ele respondia e nos ajudava.

    3º-O livro ‘A Arte de Argumentar- gerenciando emoção e razão (Antônio S. Abreu)’ e os seminários para mim foi muito importante pelo fato de me ajudar, a saber, argumentar e falar em publico, pois tinha muita dificuldade na comunicação, principalmente em apresentações de seminários.

    4º-Os temas dos seminários foram interessantes, todos voltados para área da saúde, e o principal os temas que precisão ser analisados com atenção. Em relação ao blog acho que não deveria ser obrigatório, pois a correria do dia-a-dia é muito grande, para termos que ficar alimentando o blog e também pelo fato de muitas pessoas que tem dificuldade com as tecnologias, o ideal seria ter nos levado para o laboratório e ensinar o básico do blog, como: postar fotos, trabalhos e etc. E a mensagem que deixo para quem vai começar no próximo semestre é: Leve português tão a serio quanto anatomia.

    ResponderExcluir
  10. Memorial autorreflexivo.
    1°No mundo competitivo em que vivemos,e de grande importância essa disciplina porque o enfermeiro precisa estar preparado não só para a pratica,mas precisa saber se comunicar de forma correta com seus pacientes,e também com toda a equipe hospitalar.essa disciplina vem nos ensinar não só a gramatica mas sim como argumentar e comunicar com as pessoas.

    2°sim,porque facilitou muito o aprendizado.o blog e o e-mail,foi um método eficaz,pois ate então a internet para muitos só era utilizada para divertimento,e não para estudo.
    para mim foi excelente pois não sabia nem o que era um blog,e hoje já consigo utiliza-lo.

    3°essas atividades me trouxeram vários benefícios pois sempre tive dificuldades em falar em publico,com esses seminários pude trabalhar bem essa minha timidez ,e também os temas dos seminários acrescentou muito na minha vida como ser humano ,e com certeza não só os seminários mais todos os conteúdos dessa disciplina me ajudarão bastante na minha profissão de enfermeira.

    4°Os pontos positivos para mim foram os seminários,e principalmente o blog.precisamos aperfeiçoar mais o uso da internet,pois algumas pessoas ainda tem muita dificuldade em relação a isso.acho também que essa disciplina poderia ter mais aulas,foram muito poucas.e para as pessoas que pretendem ingressar nessa profissão que se dediquem aos estudos,não só dessa disciplina mas de todas as outras,afinal cuidar de vidas não e brincadeira e precisamos nos dedicar de corpo e alma.pois estamos numa profissão onde não podemos errar.

    ResponderExcluir
  11. A língua portuguesa é importante em todos os cursos inclusive em enfermagem, pois nós enquanto futuro profissionais da área iremo conviver com pessoas de todos níveis sociais e saber falar bem é importante para lidar com desafios do cotidiano que a comunicação entre enfermeiro e paciente.

    A metodologia usada nas aulas presenciais foi boa, expositiva, dinâmica, e através desses recursos induzia a turma a participar da aula, a comunicação através do Blog foi boa nós proporcionou novas experiências interagiu o acadêmico com as novas tecnologias.

    As atividades extraclasse me proporcionou novos aprendizados enquanto acadêmica e futura profissional na área da saúde que argumentar não é impor sua vontade e nem sempre ser o dono da razão é saber ouvir e aceitar as opiniões do próximo , nos seminários temáticos que devemos nos preocupar em sermos bons profissionais para atender as pessoas com os mais diversos tipos de deficiência inclusive os com deficiência auditiva, pois a comunicação é a principal barreira entre o enfermeiro e o paciente.

    O Blog foi um ponto positivo, mas precisa ser aperfeiçoado trabalhar com a turma porque para muitos é novidade mais no geral foi bom, pois interage a turma com as novas tecnologias. Que aproveitem os conhecimentos que a disciplina oferece para enriquecer o seus conhecimentos e adquire novos conhecimentos e experiências.

    ResponderExcluir
  12. A língua portuguesa e muito importante sim, não só para a enfermagem, mas em qualquer ária, pois para poder ter um bom diálogo tem que tem uma boa comunicação.
    Os usos de métodos que foi aplicado às aulas de português foram muitos positivos, pois incentivou aos alunos a ir atrás de recursos atuais como uso da internet por exemplo.
    Os seminários foi uma boa tática, pois nos incentivou a ir à frente e quebrar esse tabu. Ou seja, o medo do publico.
    A língua portuguesa na enfermagem foi uma disciplina que nos surpreendeu, pois achávamos que era uma coisa, mas não. Foi algo totalmente diferente, e muito importante para o curso.
    “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder dizer, a mais bela das artes!”
    (Florence Nightingale)

    ResponderExcluir
  13. ()Nossa como foi bom esses meses que se passou,entramos sem nos conhecer e ao longo da disciplina aprendemos á nos comunicar uns com os outros interagindo de forma culta e agradável assim todos juntos aprendendo sobre uma comunicação útil.

    A língua portuguesa é necessária em vários ambientes de trabalho , com isso desde á 1º série ela inclusa no cronograma escolar para que desde á 1º serie possamos aprender a introduzi la direito na nossa vida com isso corrigindo as nossas regras e maneiras de falar.

    Á certas palavras que aprendemos com essa famosa disciplina chamada língua portuguesa. Ela é essencial até fora da faculdade pois é ela que nos direcionar á algum lugar certo sendo falada ou lendo alguns letreiros. A língua portuguesa é essencial á nossa vida pois nos os futuros enfermeiros temos que agir de forma culta e usar desces termos a nossa sabedoria adquirida ao longo do tempo que aprendemos com essa linguagem culta e afirmativa e junto com esse termo veem a tecnologia avançada trabalhamos esse termo também foi ótimo ter visto a língua portuguesa por outro angulo junto com á tecnologia aprendi muito com tudo isso vou levar essa lição pro resto da vida e da mais valor a linguagem culta.

    ResponderExcluir
  14. 1º-Sinceramente fique me perguntando:O que tem haver português com Enfermagem?
    mas percebi que tem tudo haver.
    Um bom Enfermeiro(a) precisa saber se comunicar tanto com sua equipe de enfermagem como seus pacientes.Por isso é de suma importância sabe o Portugues tanto na escrita como Oral.

    2º-A metodologia utilizada nas aula presenciais foi ótima,pois na disciplina de português é presciso ter um professor na sala, que foi o caso do professor Rubenilson ,sempre disposto a tirar nossas duvidas.
    E metodologia utilizada como recursos audiovisuais foi ótima, pois aula que o professor só entra na sala e passa trabalhos, tarefas e não faz nada é muito chata. Eu não gostava da disciplina de portugues mas aprendi a gostar pela as diversidades das aulas,isso chama a atenção dos alunos.foi Muito bom o planejamento da aulas, o Blog então, apesar que não sei mecher e quase não dele mas estou aprendendo.

    3º-a apresentação dos seminários me chamou muita atenção pois tiveram vários temas abordados que gerou discussão entre os alunos .e o temas dos utimos trabalhos então foi muito importante para nós ois vai ser a realidade do nosso dia a dia de futuros enfermeiros.

    ResponderExcluir
  15. 1° Todos nós precisamos dessa tal “ L. P.” em nossas vidas, tanto faz no cotidiano ou na profissão pois temos que nos comunicar bem.
    2° Muito positivo... vivemos em uma era digital em que todos precisam participar.
    3°Sempre é bom testarmos nossa timidez,a forma de falar em frente de um auditório,sem falar que é bom estar por dentro das novas regras ortográficas.
    4° Foi bom cursar essa disciplina de uma forma diferente das outras,para os calouros que vem por ai estudem muito muito pois nada fácil vai a pena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...